Numa uma dezena de hectares, será desenvolvido um projeto de agrofloresta, misturando árvores frutíferas, arbustos e culturas hortaliças. Um plano baseado numa mistura de variedades e escalas de plantas permitirá a implementação de um microclima, contribuindo assim para estabelecer um sistema de proteção comum para as variedades.
As culturas serão principalmente destinadas ao consumo do eco-hotel, e os excedentes serão distribuídos para cooperativas locais. Uma parte das culturas será voltada para o cultivo de plantas autóctones da Arrábida, visando a recuperação de áreas fragilizadas, além da realização de extrações vegetais para os produtos de higiene e cosméticos da Etosoto.
A exploração será anexa a um edifício agrícola, no qual diferentes transformações dos produtos colhidos poderão ser realizadas para valorizá-los e para resolver problemas de perecibilidade.
Este componente é acompanhado pelo desejo de sensibilizar sobre os benefícios de um sistema autónomo, menos dependente dos sistemas industriais. Os viajantes terão à disposição uma série de atividades inseridas no projeto de agrofloresta e na transformação das culturas.
A conservação ativa da flora é um aspeto importante do projeto. Uma grande parte do terreno possui uma vegetação de rica diversidade, com um maquis composto por combinações de plantas muito específicas e planícies floridas. Há mais de cinquenta espécies de plantas medicinais presentes na área.
Por outro lado, algumas plantas invasoras, trazidas para este território pelo vento, começam a colonizar e, gradualmente, danificar esse ecossistema original. Notavelmente, as Acacia dealbata, Carpobrotus edulis, Arundo donax, além do crescimento desregulado e também os pinheiros silvestres.
Um plano de manutenção foi definido, incluindo ações de conservação e um trabalho de mapeamento, permitindo a manutenção dos equilíbrios. Essas ações serão realizadas de forma permanente e a longo prazo. Os viajantes serão convidados a participar dessas tarefas, que serão acompanhadas de uma atividade de sensibilização e aprendizagem sobre a flora local.
PARA QUALQUER DÚVIDA, NÃO HESITE EM NOS CONTACTAR POR TELEFONE OU EMAIL. FICAREMOS FELIZES EM AJUDÁ-LO.
contact @ etosoto.com
Etosoto Cabo Espichel
Avenida 25 de Abril
Estrada Nacional 379 – Azóia
2970-171 Sesimbra, Portugal