O projeto Etosoto está localizado no Cabo Espichel, em plena imersão no Parque Natural da Arrábida. O projeto estende-se por mais de 3 quilómetros. O local é cercado e está situado acima do oceano.
O eco-hotel é composto por 56 cabanas de madeira espalhadas por este território totalmente fechado à circulação, com 12 km de trilhas preservadas da conexão com o mundo urbano. O projeto está em construção desde o início do ano de 2024 e abrirá suas portas ao público no início de 2026.
Este projeto explora formas suaves de assentamento humano em locais naturais preservados, onde o ecossistema é ativamente protegido. As construções são exclusivamente de madeira, sobre pilotis, sem qualquer terraplenagem realizada. As superfícies de implantação das construções são muito baixas (0,004%). Nenhum trabalho de paisagismo está previsto para manter uma vegetação primária autorregulada. Apenas um trabalho de regulação realizado pela nossa equipa, com a participação dos hóspedes, será realizado para controlar a manutenção dos habitats vegetais indígenas e restringir os habitats invasivos.
Este projeto também inclui um aspeto importante relacionado à formação indireta através de uma reflexão sobre as práticas ligadas à natureza e à cultura. Além de um conjunto de práticas de lazer e desportivas comuns (bicicleta, surf, caiaque, mergulho, escalada, yoga…), o nosso desejo é proporcionar acesso a atividades enriquecedoras e transformadoras para adultos e jovens, focadas na exploração técnica da natureza e da cultura. Ofereceremos, por exemplo, atividades de realização de filmes, aprendizagem de música, transformação de plantas e sistemas de agrofloresta, bem como viagens sonoras e literárias no parque natural. Sempre integrado num ambiente divertido e lúdico, queremos dedicar-nos especialmente a um público jovem e aproveitar os momentos de férias para criar um ambiente propício ao despertar intelectual e cultural.
É um projeto exclusivamente de madeira, pensado de acordo com os preceitos da arquitetura bioclimática, com uma conceção voltada para a sobriedade e utilização de madeira local. O projeto é energeticamente autossuficiente e toda a água residual é tratada para ser utilizada na irrigação subterrânea da parte agrícola.
O projeto também inclui um componente de agrofloresta, que será desenvolvido gradualmente para permitir o abastecimento do restaurante e estudos técnicos sobre o desenvolvimento de certos habitats indígenas do Parque Natural da Arrábida.
Para incentivar a sobriedade e a participação ativa no projeto, uma dezena de critérios influenciará o preço pago pelos hóspedes, a saber: viajantes locais, viajantes sem carros, consumo de água e eletricidade, e participação na gestão do parque natural.
PARA QUALQUER DÚVIDA, NÃO HESITE EM NOS CONTACTAR POR TELEFONE OU EMAIL. FICAREMOS FELIZES EM AJUDÁ-LO.
contact @ etosoto.com
Etosoto Cabo Espichel
Avenida 25 de Abril
Estrada Nacional 379 – Azóia
2970-171 Sesimbra, Portugal